sábado, 19 de dezembro de 2009

Elas também dão muito que fazer...




Como já referi, as forças da polícia debatem-se sempre com o mesmo problema...lidar com mulheres em manutenção da ordem é tarefa complicada..dada a sua aparente fragilidade, facilmente se adquire o rótulo de excesso de autoridade, zelo etc.
Ha que usar bom senso e tentar evitar que a situação descambe..nada facil, por vezes...infelizmente, o respeito por vezes não impera.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Como se sairá a grécia???





A pretexto da morte de um jovem de 15 anos, ocorrida há cerca de um ano, a violência voltou em força à Grécia...desta vez, juntou anarquistas espanhóis e franceses, mostrados em imagens a destruir carros, montras e semáforos.
A polícia notoriamente impotente, sempre o tal receio de uso de força excessiva, do aproveitamento da imprensa e dos grupos de pressão dos direitos humanos.
Quem adopta tal comportamento, tem de ser severamente punido..sem meias palavras, dureza pela dureza...não se pode ter meios termos....infelizmente.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cumprindo?? o seu dever...



Maneiras estranhas de estar e se comportar...seguranças ou polícias, é abominável que se portem ou adoptem posturas absolutamente contrarias ao seu dever.
Nem todos sabem estar pelo que, no mínimo, se espera o afastamento das respectivas responsabilidades, que, não sabem assumir...

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Rasto de destruição....



Nos EUA, onde ciclicamente, ondas de violência se propagam, por motivos raciais...à custa do erário publico e onde as polícias, por norma, sofrem os embates resultantes..

sábado, 21 de novembro de 2009

Não é só por aqui...


Nos outros países, também as polícias acabam por ter de empurrar as viaturas, dada a escassez de meios...fico mais aliviado se bem que com o mal dos outros, possamos nós bem...mas também por vezes é uma questão de humidade no sistema eléctrico ou bateria simplesmente descarregada..acontece..

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Dia de festa....






Também as polícias têm direito..o Comando de Faro comemorou, no Largo da Sé, o seu 81º aniversário..uma parada tipo militar, uma mostra de viaturas e meios materiais, exibição da cinotecnia e um almoço convívio..para o ano haverá mais...

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Mais uma...


daquelas que só mesmo visto..esta tem contornos hilariantes. Na nossa vida profissional há muito de insólito mas cada vez me surpreendo mais, com imagens como esta...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Quase....



Quase que passava..mas não passou. O tanque talvez consiga mas para o TT já foi tarde.
Por vezes, acontece..felizmente, tratou-se só de danos materiais..do mal o menos.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

O palhaço do rumor..


Incrivel como os rumores e boatos se espalham de forma célere...acerca de grupos de jovens que matam, violam ou cortam a cara às vitimas, ficando como semelhança a um palhaço.
Este tipo de mentiras, ligado ao dia do hallowen, ainda pouca expressão entre nós, tende a alastrar e a causar preocupação à comunidade estudantil...via sms e e-mails, vai e vem em sucessivas vagas, restando às forças de segurança esclarecer que é mentira e que nada mais é do que um boato...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cidade maravilhosa...






Mas não assim...o que se passa no Rio de Janeiro é algo de inacreditável...o negocio de armas, droga e jogo garantem aos traficantes armamento por vezes superior ao das policias.

Ordens vindas de cadeias de alta segurança, para se dar inicio ao ataque por controle de postos de venda de droga é elucidativo do estado a a que se chegou e que o ar impotente de quem observa os restos do helicópetro abatido revela.

Por cá, estamos mal ainda não chegamos lá....

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Os limites de velocidade...



Passe a ironia das fotos, este é um problema das nossas estradas..uma das causas das cifras negras a que nos fomos habituando.
Associado ao álcool, é acidente de certeza...pena que as pessoas não se coíbam de proceder de acordo com as regras..
É problema que não se resolve a curto prazo..passa pela consciencialização geral..

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Polícia do Sec. XXI





Sem comentários..algures no norte do país, uma roulote ultra moderna e uma velha carrier (autocarro) do corpo de intervenção, que servia de WC..tudo isto neste rectângulo à beira mar plantado.

sábado, 10 de outubro de 2009

Passaram por cá....



Sem deixar saudades..no principio deste mês.
Adeptos do FCP, em vários autocarros, andaram durante o dia por Albufeira, a cometer inúmeras incivilidades e crimes.
Ao fim do dia, deslocaram-se para Olhão, onde iria decorrer o encontro de futebol entre FCP e Olhanense...
Insultaram, agrediram, comeram e beberam utilizando a estafada técnica de se irem levantando um a um e abandonarem as mesas, apedrejaram e até no bar de apoio do sector onde ficaram concentrados, furtaram desde água a gelados.
Claro, sempre a sobrar para a polícia que se desdobrou para pôr cobro a toda esta actividade.
Gente sem nível, muitos deles autênticos criminosos que deviam ser impedidos de se aproximarem de estádios de futebol..

Muito mau mesmo...

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Adeptos.........


O que gira à volta do futebol é por vezes indiscritivel...a loucura dos adeptos faz pasmar quem a elas assiste..sobre este tema, postearei algo brevemente....por vezes, é preciso carradas de paciência, para os aturar...mas enfim, estamos lá para isso..

domingo, 27 de setembro de 2009

Mais algumas...




Sorri para ficares bem na foto...e o turista vai te agradecer, colabora.
Porque de facto não ha mal em ser agradavel e tirar a tal foto de recordação...obrigado, senhor polícia.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Eu também queria...


E podia ficar mais do que três horas....vale tudo neste excesso de garantismo que varre a nossa sociedade...os direitos atropelam-se mas não vejo os deveres acautelados...

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Resultará??

Em momentos de aflição, tudo serve para tentar evitar o pagamento de algo que relutantemente aceitamos....reconhecimento de que infringimos as regras que regulam a circulação rodoviária...passe o caricato da foto, nada custa mais do que desembolsar dinheiro por algo que no fundo não nos traz mais valias...mas enfim...

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Os novos bólides...


Ainda não temos disto por cá....mas até eram bem vindos...parecem muito praticos e eficazes..para o tal policiamento de proximidade de que tanto se fala mas para o qual, obviamente, se esquecerem de que é preciso recursos humanos..

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Deixem-no descansar...




Que isto está tudo calmo...caso haja um súbito agravamento da instabilidade social, há que maquilhar a realidade e já está...simples, não???

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Passador ambulante...



De facto, após o ataque de que foram alvo os dois policias em 05JUL09, na Amadora, ficou transformada em passador a viatura em que seguiam...um Peugeot velhote mas que sempre vai dando conta do recado..mal, mas vai...
Problema reside numa crise de autoridade, em que o respeito anda pelas ruas da amargura e em que o terror impera, ou tenta, pelo menos, impôr violência em bairos degradados..vamos aguardar e vêr o desfecho....

sábado, 8 de agosto de 2009

Peca por tardia....


O director-nacional da PSP, Oliveira Pereira, quer expulsar ou reformar compulsivamente 39 elementos daquela polícia por crimes praticados, confirmou ao tvi24.pt fonte da Direcção Nacional da PSP.

A proposta já foi enviada ao ministro da Administração Interna com vista a decidir o futuro dos 39 agentes, a maioria já julgados e condenados pelos tribunais. Outros aguardam ainda julgamento, sendo certo que todos já foram alvo de processos disciplinares de que resultaram as propostas de sanção mais gravosas.

A maior parte das situações ocorreram há cerca de quatro anos e reportam-se a furtos em hipermercados ou roubos.

O número supera o verificado em anos anteriores e respeita, essencialmente, a casos de furto, como o do agente da PSP que, associado a um oficial de justiça, entrava em estabelecimentos de diversão nocturna do Porto a pretexto de «assuntos do tribunal» e, ali dentro, apontava a arma aos clientes, forçando-os a entregarem todos os bens.

Segundo o «Diário de Notícias», este agente foi detido em 2007, aguardando agora a mais do que provável expulsão.

Mas há também o caso de um agente que golpeava a namorada nos órgãos genitais sempre que mantinham relações sexuais.

Nunca a PSP tinha proposto a expulsão de tantos elementos. O último Relatório Anual de Segurança Interna enuncia duas demissões em 2008, aplicada a agentes condenados por crimes, enquanto no ano anterior, o balanço social da PSP dava conta da demissão de sete elementos e aposentação compulsiva de outros dois.

O processo-disciplinar não fica dependente do processo-crime e sempre que recolha prova suficiente pode avançar sem aguardar o desfecho nos tribunais.
No rol dos 39 agentes em risco de deixarem a PSP há casos de agentes com décadas de actividade sem mácula e que, de repente, praticam um roubo. O comportamento exemplar durante anos pesa como atenuante e pode fazer a diferença entre a expulsão e a aposentação compulsiva, situação em que o agente tem direito a uma reforma, embora com penalização e sem benefícios de saúde.

Nem todos os crimes dão lugar ao afastamento da PSP, designadamente quando o crime não está directamente relacionado com a actividade policial, designadamente quando engana um familiar.
Fonte da PSP, citada pelo «DN», dá o exemplo de um agente da Amadora que cumpriu mais de um ano de prisão por corrupção e que enfrentou um período de suspensão de serviço de 90 dias, tendo regressado ao serviço operacional.
Contactada pelo tvi24.pt, fonte oficial da Direcção Nacional da PSP refere que o número elevado de agentes envolvidos em crimes só vem revelar que «é preciso retirar da profissão todos aqueles que não andam cá a fazer nada», pelo que a lista extensa de agentes em risco de expulsão/aposentação «é, sob esse ponto de vista, encarada pela positiva».

A mesma fonte recusa comentar as críticas do presidente do Sindicato Unificado de Polícia, Peixoto Rodrigues, para quem a redução muito acentuada no número de candidatos aos concursos da PSP tornou a selecção menos rigorosa

Fonte: tvi
OBS: Nada disto é novidade...desde sempre houve expulsões na PSP..agora há que simplificar o sistema, evitar (se possível) os excessos de garantismo, os recursos etc. que fazem com que processos simples se arrastem anos a fio...

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Bravura..


Muita...mais exemplos de cidadãos que colaboram eficazmente com as forças da autoridade...atitudes que, aconselho vivamente, não devem ser imitadas...pelos mais variados motivos.
Ambas...porque a atitude do agente, totalmente alheio ao que o rodeia, também não merece elogios...convenhamos que o motivo da distração é de gabarito mas quem zela pela comunidade não se deve envolver pelas aparências..

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Desafios...




Aqui está um desafio...é de homem, de facto.
Exemplo do verdadeiro questionar da autoridade....

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Será a tal causa - efeito??




Talvez..sei é que por causa de imagens como as acima expostas...o resultado é o da imagem abaixo...e não há volta a dar...quando se descontrolam as pessoas e situações, o resultado é sempre uma incógnita.
Violência gera violência...numa relação de causa/efeito que, quase sempre, é desfavoravel em termos de imagem para as forças de segurança..últimas culpadas do clima instalado.