quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Eles andam ai....



Notícias fazem aumentar assaltos

O responsável pelo Gabinete Coordenador de Segurança e Criminalidade defendeu esta terça-feira a divulgação de notícias sobre os assaltos pode levar ao aumento deste tipo de crime.
Em declarações à TSF, Leonel Carvalho sustentou que a cobertura destes acontecimentos “fomentam o sentimento de insegurança das pessoas”.
Para o responsável, o aumento do mediatismo na cobertura de assaltos dá a entender que há uma subida do número destes crimes, o que contrasta com os dados que o Gabinete Coordenador de Segurança e Criminalidade recebe das autoridades.
“Não me parece que haja uma grande alteração relativamente àquilo que tem sido habitual. Em termos matemáticos, não posso dizer se há mais ou menos. Há com certeza um aumento do relevo mediático”, sustentou o responsável, acrescentando que este tipo de cobertura pode gerar fenómenos de repetição.
As declarações de Leonel Carvalho surgiram no dia em que foram registados em Portugal seis assaltos: um à estação dos CTT em Setúbal, dois aos postos de abastecimento de combustíveis na via rápida da Costa da Caparica e Fogueteiro, e três a dependências bancárias do Millenium BCP, na Tapada das Mercês, do Santader Totta, em São João das Lampas, ambos em Sintra, e um ao Banif da Alta de Lisboa.

Fonte C. da Manhã
E digo eu: nada mais errado.
O aumento terá a ver com a crise económica mas também e principalmente com :
A saída de inúmeros presos preventivos, face à entrada dos normativos legais de todos conhecidos
O facto de alguns crimes graves não permitirem a prisão preventiva
Antes, em flagrante delito, a regra era que o detido aguardava em instalações policiais a comparência para 1º interrogatório judicial; agora a regra é precisamente o contrario, ou seja, são notificados para comparecer no dia útil imediatamente a seguir e muitos, claro, esquecem-se
Penas de varios anos de prisão, em que após um curto período começam a sair em precária (muitos não voltam) e ao fim de 2/3 da pena cumprida, liberdade condicional
Resultado: sentimento geral de impunidade, de que vale tudo, é um fartar vilanagem....e agora parece que toda a gente acordou para um pesadelo. Horror, tanto crime..então que esperavam????


7 comentários:

Maré Viva disse...

Ainda bem que há um zelador da ordem pública...
Este teu post é muito pertinente e leva-nos a perguntar: para onde caminhamos levados nesta onda de criminalidade? Onde ficaram o bem estar e a segurança das pessoas que viviam naquele "cantinho à beira mar plantado"?

Obrigada pela tua visita sempre benvinda ao Barlavento.
Bjs.

Elsa de Carvalho disse...

Boas...

Na minha opinião...isto está tão mau cá fora...
Acho que um dia destes também vou tentar fazer um assalto! Uma coisa em grande!! Compro as armas ao gajo ali da esquina...que disso vende-se por ai á pazada e atiro-me a uma jogada dessas! Se pensar um bocadito... presa não vou e ainda ganho uns trocos. Se for presa... com as mordomias que há nas cadeias... cama mesa e roupa lavada ...
Nem preciso de trabalhar pra comer!
Tenho tudo á borla... e tinha a pena reduzida... de certeza! Sim, porque a roubar era logo milhoes como os grandes que mandam nisto, e grande que é grande... tem pena pequena!

Será que me fiz entender??
Ás vezes nem eu me entendo!

Camila disse...

Olá.

Agradeço a visitinha pelo meu "estabelecimento" e dou graças por não ter sido pelas licenças se bem que esteja precavida nesse aspecto.

Após breve visita, achei que o teu "posto" se encontra apetrechado dos meios que considero suficientes à garantia da segurança quem se precisa.

Poderei então pensar em adicionar-te ao meu espaço, como link de sugestão?

É que nos dias de hoje, convém ter sempre por perto um zelador.

Cumprimentos.

Camila

Anónimo disse...

Olá muito boa noite.
Antes de mais quero agradecer, a sua visita do senhor josé ao meu blog e é com bastante satisfação que vão aparecendo caras novas.
Também estive a ler com bastante atenção ao seu blog,achei-o bastante conveniente a esta onda de assaltos em que o país está a atravessar.
E que infelismente a nossa justiça não funcione como deve ser.
E´bom que acha pessoas como o senhor José a zelar pelas leis do nosso país.

Foi um enorme prazer Senhor José tê-lo conhecido um pouco desse seu lado acho que é o que estavas a precisar neste momento.

Desejo-lhe sinceros cumprimentos.
Cristina
Quarteira-Algarve
29 de Agosto de 2008

Anónimo disse...

Muito obrigada pelas suas palavras. Foi com agradável surpresa que também li o seu blog, muito interessante e original.Habituamo-nos a ver a autoridade de uma forma um pouco "árida", mas a sua escrita flui, é agradável ler. E os momentos de humor compõem o ramalhete! Vai já para a lista.
Saúde. ( bem precisamos para aguentar isto!!! )
E volte sempre.

Anónimo disse...

Muito obrigada pelas suas palavras.
Uma agradável surpresa, o seu blog; associamos a autoridade a uma certa aridez vocabular e humorística, contudo, isso não acontece ao ler os seus posts.
Já o tenho adicionado também.
( já é o 2ª comentário que envio, o outro não ficou publicado)
Saúde e bom trabalho.

Ana Pereira
asuldocabo

Anónimo disse...

Referindo-me ao general Leonel de Carvalho só me ocorre este pensamento:

-Quem o viu e quem o vê!!!

Esta coisa de alguém se mudar para o socialismo socretino é no que dá