quinta-feira, 25 de dezembro de 2008
O simbolo da nação portuguesa...
maltratado..virado autenticamente de pernas para o ar, presumo que devido à pressa de um pouco zeloso funcionário, eventualmente já atrasado para apanhar o barco para Cacilhas ou o metro para Odivelas.
Certo é que situações destas, na Procuradoria Geral da República, como Instituição que é e por aquilo que representa, são de evitar.
Será sinónimo de um país que está, também ele, virado ao contrário? Onde todos pregam e ninguem se entende?
Esperemos que quem de direito mande averiguar e não se deixe impune tamanho atentado..mas enfim, no fundo, quem liga a estas coisas? Estamos já de tal maneira entranhados num lodaçal que isto parece assunto de somenos importância..mas não é..
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Tentemos ser felizes...
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Por vezes faz falta...
um padre. Tantas vezes as polícias se confrontam com situações desesperantes em que, sem muito por onde recorrer, de facto faz falta alguém que indique caminhos que os homens não gostam de trilhar..
Sim, porque isto de Natal e solidariedade é um jogo de fachadas..lembro-me em determinada época natalicia, duma idosa que tinha uma empregada que dela tratava e zelava, dada a sua idade avançada e dificuldade de locomoção..apesar de bastante abastada, vivia reclusa na sua vivenda.
Um agravamento do seu estado de saúde fez que um seu filho, pessoa igualmente de muitas posses, tivesse de passar pela casa, chamado pela empregada. Fê-lo, de manifesta má vontade, e ao fim de alguns minutos retirou-se, argumentando que não tinha tempo pois ainda tinha de ir a Espanha fazer compras de natal..
Esta estória é verdadeira e é só mais uma que mostra que, isto das prendinhas e do bacalhau na noite de consoada, muitas vezes e infelizmente, mais não é do que um frete a que muitas familias se sujeitam...
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Respeitar....
para ser respeitado. Quem exerce funções de autoridade delegadas pelo Estado, não pode confundir reivindicações com actos que visem chocar...quem tem razão, esgrime os seus argumentos sem resvalar para atitudes que, no limite, atingem e ferem toda a classe em que se insere...a opinião publica é arma de peso que pode e deve ser aproveitada a favor de quem luta por direitos...mas essa também rapidamente condena actos que se assemelhem a mera libertinagem...se as policias não se respeitam, como exigir que o sejam na sua actuação diária?
sábado, 13 de dezembro de 2008
Qualidade no atendimento publico...
quando se fala na qualidade do atendimento, espera-se simpatia, competência e profissionalismo...mas também não é preciso exagerar.
A componente fisica do funcionario não terá qualquer relevância no processo, apesar de um par de pernas larocas tambem não ficar nada mal...problema resulta quando essa foto obtida na brincadeira vem parar ao mundo virtual...falta do tal profissionalismo, no fundo.
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Ninguem duvide....
de que o estado de espirito actual é um pouco este...após o ministro das finanças ter avançado com valores que iriam substancialmente aumentar o estatuto remuneratório dos militares, nomeadamente o da condição militar que subiria de 14,5% para 20%, parece que não é bem assim. Os valores apontados não são reais, de facto são bastante menores.
Assim, já veio a terreno o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas, revelar que a disciplina militar está suspensa por fios..o presidente da associação de oficiais das forças armadas idem..
Pelas policias, aguarda-se...o novo estatuto da PSP tem quase trinta artigos que consubstanciarão os suplementos, subsidios, escalões, sei lá...também os malfadados remunerados estarão na calha, bem como o novo fardamento, regulamento disciplinar...tanta coisa que está suspensa, à espera de ser regulamentada, clarificada, a aguardar despachos...sim, que isto por aqui também está suspenso por fios.
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Grécia a ferro e fogo...
As noticias e reportagens sobre os confrontos na Grécia, pretensamente motivados pela morte de um jovem de 15 anos, alvo de um tiro disparado por um polícia, não são mais do que uma revolta colectiva, por motivos que não esse.
Efectivamente, os bairros degradados dos arredores das grandes cidades albergam centenas de jovens desempregados, delinquentes e que só esperam uma oportunidade para exprimir algo que está latente, ou seja, o eclodir de violência pura e gratuita.
Foi em França como agora é na Grécia... e Portugal não está obviamente imune.
Bairros como a Quinta da Fonte, Pedreira dos Hungaros, Chelas etc. estão a fervilhar e não é preciso muito para que estale a violência...e ela está a caminho...é só esperar...
Os politicos depois apelarão à calma, decorrerão debates nas tvs com a presença de polícias, sociólogos, psicólogos, professores de direito etc. Fará titulos de jornais e por fim, a situação normalizará... após muita destruição...
sábado, 6 de dezembro de 2008
Mulheres...
e ordem publica são sinónimo de problemas..porque atendendo à sua fragilidade (aparente) fisica, há dificuldades em manietar, segurar, algemar, prender etc..só podem ser revistadas por outras mulheres, implicando demoras prolongadas, alegam por vezes gravidez fictícia e utilizam amiude alguma violência que não se revela facil de controlar...mulheres embriagadas então, são de facto extremamente complicadas..passam ao insulto facil, pontapeiam, simulam desmaios e exigem de imediato auxilio médico..
Exige-se cuidados redobrados neste tipo de intervenção, pois os meios terão de ser proporcionais..
Porque há algumas que são dificeis de lidar..se são...ainda bem que serão eventualmente menos de 5% do total de ocorrências envolvendo alteração de ordem pública.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Mais semelhanças...
entre instituições. A cervejita da ordem é tão popular entre nós como entre os países de Leste. Neste caso, nada como um pequeno break na actuação diária para refrescar a garganta...não fica bem, é um pessimo exemplo mas, num dia de calor, alguns esquecem-se de que são um alvo prioritário dos olhares publicos e das funções que exercem (ou julgam exercer) e ai vai mais uma...
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
Semelhanças...
na falta de aptidão fisica...neste campo, tanto o russo como o português estão, obvimente, com falta de umas horinhas no ginásio e uma dieta rigorosa.
Problema é que não há obrigatoriedade de manter o vigor fisico, excepção feita em caso de concurso no interior das corporações.
Quem não tem expectativas de progressão, deixa-se arrastar..o salário é o mesmo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)