quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Encontra as diferenças...











são todas imagens de esquadras de polícia..., Capadócia, na Turquia, curiosamente escavada na pedra, Mocambique e Timor...em comum, a falta de condições evidentes para o desempenho de qualquer função, quanto mais para atendimento ao público e para o normal exercício de qualquer actividade que envolva protecção de comunidades...contudo, a primeira, um barracão pré-fabricado, a cair aos bocados, está implantado num país que pertence à comunidade europeia à largos anos e na zona onde mais se produz: exacto, norte de Portugal, cidade do Porto, bairro do Lagarteiro..fim da linha para os polícias, onde ninguém quer prestar serviço e quem ali é colocado (sempre por imposição) carrega uma cruz bem pesada..onde tudo falta, menos criminalidade, delinquência e uma absoluta e total falta de meios para resolver este tipo de problemas...sim, que a vida de zelador por ali não é pêra doce...Portugal no sec. XXI.

11 comentários:

Anónimo disse...

Ah pois, produz-se muito mas é pra comprar Ferraris.
Infelizmente quem manda preocupa-se com o acessório e esquece o essencial.
Por isso nunca havemos de passar da cepa torta.
Abraço.

O Fantasma e o Anjo disse...

E um posto da GNR (fiscal) sem agua potavel e sem esgotos...
Pela Lei e Pela Grei

RENATA CORDEIRO disse...

è, José, a coisa está feia. Nem te falo daqui. O meu apartamento fica num bairro de classe média alta cercado de favelas onde moram policiais. E agora, José? (Há um poema do Carlos D. de Andrade que se intitula "E agora, Josè?")
Amigo, postei no Galeria. Dá um pulo lá.
Um abraço,
Renata

Inês disse...

Passei para deixar um beijo...

O Profeta disse...

Um abrigo feito de pedras
Uma porta sem entrada
Uma janela fugida à luz
Aprisiona alma desencontrada

Um tecto feito de estrelas
A Lua brinca com fios de luz
Um cometa passou rasante
Um coração o outro seduz



Bom domingo

Abraço

Kris disse...

acredito que alguem que tenha como local de trabalho uma palhota sem as minimas condições, tenha que comprar a farda esperar seis meses pelos serviços gratificados e que quando prende um bandido o juiz solta o infractor e manda o policia leva-lo a casa... etc etc, tambem não deverá desempenhar as funções com vontade e a destreza que lhe seriam devidas....se é que me faço entender!!!

Anónimo disse...

José,
interessante esta tua comparação.
Um abraço
mike.romeo@bragatel.pt

Montanha Azul disse...

Coragem Zelador, coragem!

Colibri disse...

Caro José,

Que dizer mais? Que contracenso... Como pode uma sociedade sentir-se segura quando quem tem essa função não tem condições para a cumprir? Quando não existem as condições mínimas para trabalhar...

Até parece que as polícias são feitas de robôts... Esquecem-se os governantes que o factor condições humanas de trabalho e motivação são determinantes em qualquer situação, quanto mais quando lidamos com segurança...

Muito temos para fazer neste país, na segurança pública, na saúde, na justiça e na educação... enfim, só para não ir mais longe...

Um abraço grande
Colibri
------
Os meus últimos sentires…
Parte 10 – Saltinho até Cabinda (O regresso)
Doce viajar…
Ricordeas lindas (Parte I)…
Projecto de vitória para 2009…

Unknown disse...

Olá Sôr Agente

Cheguei aqui [por obra e graça da Santa (?) Renata] - e gostei. Acho excelente que um Zelador nos dê conta do que faz, como o faz, porque o faz - e com que meios (ou sem)...

Uma sociedade tem de ter normas e organização. Pois se até as abelhas e as formigas... E tem de ter segurança, desde que os que zelam por que tal aconteça o façam no respeito pela Liberdade e pela Democracia. E, pelo andar da tua carruagem, penso que estás correcto. Oxalá não me engane.

Quando miliciano - e já lá vão uns bons anos... - fui oficial da Polícia... Judiciária Militar. E o primeiro ciclo do COM decorreu na Polícia... Militar.

Gosto da Polícia e da maioria dos chuis (desculpa-me, mas emprego o termo com toda a Amizade e simpatia), porque em tudo há bom e mau. Tenho Amigos que foram personagens importantes na PSP - até antigos Comandantes Gerais.

Fico, pois, muito satisfeito por ter feito esta descoberta. Continua.

E aparece lá pelo meu blogue. E se quiseres colaborar nele (desde que sejam textos picanininhos) avança.

Fico teu seguidor - ó da guarda!!! Faz, se o quiseres, o mesmo com o meu.

Abs

Meu imeile ou imilio:

hantferreira@gmail.pt

C Valente disse...

Cada um tem o que tem, e pelos vistos aqui e em muitos lados, os políticos e politicas são identícas
quem sofre é o zelador por coisa alheia.
Saudações amigas