sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Portugalzito....


Caixa ATM aberta dentro do tribunal
Sem policiamento, sem sistema de videovigilância e sem alarmes.
Mas com uma caixa multibanco acabadinha de ser carregada com cerca de 40 mil euros e portas de alumínio que se abriram com um simples encontrão.
Foi este o cenário com que o grupo de assaltantes se deparou ontem de madrugada no Tribunal de Setúbal quando entrou pela porta da frente e, em pleno átrio, abriu a caixa ATM com uma rebarbadora.
"Nem foi preciso pé-de-cabra para entrar no edifício", disse ao CM Vítor Benjamim, secretário judicial. "Foi o agente da PSP que entrou de serviço, cerca das 07h25, que se apercebeu do assalto. Ainda sentiu o cheiro deixado pela rebarbadora, acrescenta o responsável.
Os assaltantes nem retiraram a caixa ATM do lugar, tal como aconteceu há dois anos, quando os ladrões abandonaram a máquina, que pretendiam levar numa carrinha.
As facilidades foram tantas que os ladrões nem precisaram de desligar o aparelho. Até havia uma tomada para ligar a rebarbadora.
VAGA DE ASSALTOS
Horas antes do assalto ao Tribunal de Setúbal ocorreram três roubos violentos, com recurso a armas de fogo, a estabelecimentos comerciais da cidade sadina. Pelas 17h30, dois encapuzados armados com uma pistola assaltaram o supermercado da Pluricoop, situado na Azeda. Na altura, estavam dentro da loja pelo menos dez clientes e quatro funcionários, que ficaram fechados no estabelecimento. Os assaltantes fugiram com 200 euros num Renault Clio com matrículas falsas.
Às 19h45 foi a vez de a pastelaria Rotunda do Pinheiro, no bairro da Terroa, ser visitada por quatro encapuzados, um deles com uma pistola. Quase ao mesmo tempo, dois homens assaltaram a churrasqueira Don Frango, no bairro do Liceu. Escaparam a pé com 300 euros.
Até ao fecho desta edição ninguém tinha sido detido.
(in CM 16.01.09)
E digo eu: refira-se que é já a segunda vez que este Tribunal é assaltado. O que começa obviamente a ser comum e deixa de ser notícia...quando detidos agridem juízes em audiência de julgamento; amputam dedos em cima da secretária do juíz e na sua presença; assaltam tribunais do modo aqui relatado ( atente-se, até se deram ao luxo de ligar a rebarbadora dentro do edifício e lograr acesso ao dinheiro, em completa impunidade e sem receios).
Algo mudou neste país que leva a tamanha desfaçatez, seja o regime de aplicação de prisão preventiva, o excesso de garantismo ou o alheamento das polícias ou falta dela, ou tudo isto); talvez o saber-se que se forem detidos poderão ficar com apresentações periódicas e serão julgados anos depois..talvez...talvez...
Até que mude este estado de coisas, que Santa Bárbara nos valha....

5 comentários:

Anónimo disse...

Quando os políticos que fazem as leis passarem a viver no mundo real, sujeitas à acção dos criminosos que pretendem manter fora das cadeias para não dar a imagem de país terceiro-mundista com prisões superlotadas, ou comece a investir na prevenção em vez de gastar milhões em "pífaros e flaitas", enquanto o país se degrada a vários níveis, talvez estas e outras contradições deixem de fazer parte do anedotário nacional.
Sabemos que sempre haverá criminalidade, por muito esforço da autoridade e da justiça, mas há limites razoáveis para tudo e, parece-me, estamos a chegar a um ponto de onde cada vez se torna mais difícil voltar atrás sem grandes revoluções.
Tanto se estica a corda, que um dia ela rebenta.
Abraço.

O Fantasma e o Anjo disse...

Mas afinal qual é a novidade nesta noticia???
Pela Lei e Pela Grei

LopesCaBlog disse...

Entram em todo o lado :S

RENATA CORDEIRO disse...

Nossa, José, e eu que pensei que ao Brasil não havia igual. Portugal está muito pior do que a gente. Pretendia ir aí, mas estou pensando seriamente em não ir.
Amigo:
Postei no Galeria. É uma postagem que me dá orgulho. Gostaria que vc fosse apreciá-la e que deixasse a sua opinião. Mas é no Galeria, se vc quiser ir aos outros Blogs, vá depois.
Um abraço,
Renata

O Profeta disse...

CONVITE

Porque as palavras são tantas, imensas, são ternura o afago, cruéis ou vil loucura. Quando ditas não voltam à boca.

Convido-te a partilhar “ALQUIMIA DAS PALAVRAS” no lançamento do livro com o mesmo nome da autoria de Armando Moreira, que terá lugar no dia 24 de Janeiro de 2009 pelas 21 horas e 30 minutos no Coliseu Micaelense.

O livro será aberto e do seu interior irão brotar canções, histórias e teatrices numa noite em que o feitiço estará presente e será servido por actores, cantores e poetas com a magia da Palavra…


Abraço